Notícias

Governança corporativa cresce nos últimos anos nas empresas brasileiras

Evento correalizado pelo IBEF-PR, IBGC e FIEP-PR aborda os principais assuntos sobre governança corporativa e traz nomes de peso no mercado para falar de temas atuais do setor

Autor: Erica HongFonte: A Autora

De acordo com um levantamento realizado pela KPMG, atualmente, 69% das empresas brasileiras, listadas em bolsa, afirmaram ter uma área de compliance para o gerenciamento de riscos. Em 2012, esse percentual era de apenas 39%. A mesma pesquisa aponta também que 85% das organizações possuem auditoria interna. Os números mostram o crescimento e a importância da execução e conhecimento desse sistema de gestão — governança corporativa — que envolve a estruturação de comitês, conselhos e processos que são estabelecidos dentro da empresa para garantir que ela seja gerenciada de forma eficaz, transparente e responsável.

Sendo assim, a área de compliance, auditoria, entre outros, caminham junto com a governança para garantir a conformidade do negócio às leis e normas de órgãos regulamentadores, qualidade da gestão e longevidade da companhia. Além disso, o risco de não ter um sistema de governança é quase três vezes maior do que o custo de sua implementação, segundo a Globalscape.

Com o intuito de disseminar boas práticas de finanças, governança corporativa, gestão estratégica e o crescimento sustentável das organizações, o 6º Seminário de Finanças e Governança Corporativa, correalizado pelo IBEF Paraná, IBGC e FIEP-PR, acontece no dia 28 de março, das 08h às 18h30, no Campus da Indústria, do Sistema FIEP-PR. O evento reunirá nomes de peso no mercado para debater temas relevantes do setor.

Para o 1º Vice Presidente do IBEF Paraná e Sócio Líder da PwC Brasil na Região Sul, Carlos Peres, as expectativas estão altas. "Depois de dois anos retomaremos o nosso seminário no formato 100% presencial e debatendo temas complexos e atuais de mercado, que trarão aos participantes a oportunidade de esclarecer e aprimorar conhecimentos sobre esses assuntos. Além disso, será realizado em um dos melhores locais do estado para um evento dessa magnitude", diz.

Temas e palestrantes:

Inovação & Transformação Digital: Geração De Conhecimento

Palestrante:

Martha Gabriel: futurista e referência mundial em estratégias digitais de negócios e autora de três best sellers de tecnologia e negócios.

Governança Corporativa Em Organizações Complexas

Palestrante:

Fabiane Franciscone: Superintendente do SESI e IEL, no Paraná, e Diretora Regional do SENAI/PR no Sistema FIEP.

Impactos Da Diversidade E Inclusão Nas Organizações: Como Promover Na Prática

Palestrantes:

  • Claudio Garcia:Presidente da Outthinker Strategy Network;
  • Leandro Camilo: Sócio e Líder de I&D da PwC Brasil, e Líder Global de Inclusão de Pessoas com Deficiência;
  • Carolina Ignarra: CEO e Sócia Fundadora do Grupo Talento Incluir.

Esg & Sustentabilidade

Palestrantes:

  • Fabrício Luz Lopes: Gerente Executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade do Sistema FIEP, Conselheiro de Administração da Anpei;
  • Felipe Freitas: Global Supply Chain Manager na Tesla.

Moderação:

Ana Paula Adad: Gerente Executiva de Marketing e Cultura no Sistema FIEP.

O Papel Da Governança Corporativa Em Situações De Desvios E Fraudes Contábeis

Palestrantes:

  • Richard Blanchet: Sócio Sênior do Blanchet Advogados;
  • Emerson Melo: Sócio e Líder da Prática de Forensic da KPMG do Brasil e América do Sul;
  • João Laudo Camargo: Sócio Sênior da Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados.

Moderação:

José Écio Pereira: Coordenador do Comitê de Auditoria da Votorantim Cimentos S.A.

Relações Comerciais Entre Brasil E China

Palestrantes:

  • Hsieh Yuan: Diretor de desenvolvimento de Negócios & China Desk na Grant Thornton;
  • Way Chen: Diretor Financeiro da Great Wall Motors no Brasil.

Moderação:

Marcio Viana: Diretor executivo da TOTVS Curitiba.

Economia E Negócios: O Que Esperar Para 2023 - Brasil E Mundo

Palestrante:

Gesner Oliveira: Economista, Sócio da GO Associados, Prof. da Fundação Getúlio Vargas, no qual coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais.

A 6ª edição do Seminário de Finanças e Governança Corporativa recebe o patrocínio de Domingues Sociedade de Advogados e Totvs, na cota ouro. Na categoria prata, estão KPMG, Grant Thornton, PwC e Silicon Valey Brasil. Na modalidade plus, a empresa Branco, Jota Finance e Global. E, como apoio de mídia: CBN Curitiba.

Serviço

6ª edição do Seminário de Finanças e Governança Corporativa

Data: 28/03/23

Horário: 8h às 18h30

Local: Campus da Indústria, do Sistema FIEP-PR

Endereço: Av. Comendador Franco, Jardim Botânico, 1341 - Curitiba/PR

Inscrições: www.ibgc.org.br/eventos/6-seminario-de-financas-e-governanca-corporativa

Valores:

Associados IBEF-PR e IBGC: R$420,00

Não Associados: R$590,00

Sobre o IBEF-PR

Há 37 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná. Dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.